Free counter and web stats

domingo, 17 de outubro de 2010

Solidariedade


          Solidariedade é uma palavra que remete à valores sociais e individuais, sociais pelo fato de toda atitude tomada por você que afete outra pessoa vai trazer conseqüências na sociedade próxima a você. Individuais, porquê a palavra solidariedade vai representar algo para cada ser de acordo com o sentimento que cada um nutre por ela. E eu poderia discorrer sobre o sistema voltado principalmente para a economia e concluir que o problema da falta de solidariedade é o mundo e sua ganância e interesses voltados apenas para o capital e sua concorrência cada vez mais cruel, porém eu não acredito que apenas tal teoria possa justificar o problema.  
O ser humano é maravilhoso e também muito estranho, penso isso pois ao mesmo tempo que esse ser necessita de socialização, contato com os outros, ele é altamente egoísta, alguns mais, outros menos, mas todos são. Há todo um contexto histórico para que sejamos cada vez mais egoístas, porém, existe o livre-arbítrio, ou seja, a liberdade de escolhas. E está aí a solução e o problema para a falta de solidariedade, infelizmente, a maioria das pessoas só se envolvem num determinado assunto, quando este está afetando a elas de alguma forma.
            Quando os problemas sociais passam a incomodar alguns indivíduos, estes se unem, partindo do mesmo ponto de vista, e através desta união mobilizam um aparato de ajuda a outros seres humanos que não desfrutam da mesma carência que eles, mas de outras, e neste momento iluminado, objetivos são atingidos através da união, força de vontade e conscientização.
            Solidariedade para mim, é um valor de iluminação tanto no sentido racional como no emocional. E esse valor está sendo abalado por um instinto egoísta que muitos de nós deixamos prevalecer sobre o instinto humano. Digo que temos um instinto humano porque nos sentimos realizados quando ajudamos aos outros, é de nossa natureza. Doar seu tempo para o outro, é solidariedade.            
            O mundo doente não vai melhorar sozinho, ele precisa que seus habitantes percebam que todos eles pertencem à mesma raça e ocupam o mesmo planeta, por isso, não há porquê existir preconceitos ou discriminações, pois não há solução que não seja através da união. Precisamos entender que o mundo está sendo destruído por nós e que a saída não será descoberta por um indivíduo sozinho, mas sim por vários grupos. A solidariedade está intimamente ligada à paz, mas ambas só serão possíveis através de conscientização e principalmente união.

“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só.
Mas sonho que se sonha junto,
É realidade.”
(Raul Seixas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário