Free counter and web stats

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Perder é Fundamental

"Perder é fundamental. Desde então, entendi que não existe vida se não houver a chance real de fracassar, que o fracasso é como a demissão e a fossa - inevitável para fins de enobrecimento de caráter - , que o caminho para nossa própria verdade passa obrigatóriamente pela dor, que vencer é delicioso mas perder é fundamental, e que reside justamente nessas experiências a beleza de toda jornada humana." (Milly Lacombe - TPM/Set2011)
 
Sabe aquele filme com o Adam Sandler, CLICK(2006)? Em que o personagem arruma um controle remoto que lhe dá controle sobre todos os âmbitos da vida dele? Pois é, esse filme é uma lição de vida. Claro que eu também fiquei chocada por chegar ao final de um filme com o   Adam Sandler e refletir sobre algo. Mas está ai, olhar diferente para as coisas é bom também, deixar os pré-conceitos de lado um pouco.
 
Seria muita pretensão nossa, meros mortais, querermos ter controle sobre tudo a nossa volta? E além de pretensão, poderíamos dizer prepotência? Acho que sim...
 
Venho pensando muito sobre isso atualmente, em como sinto uma necessidade boba de querer ter controle para me poupar do sofrimento, mas essa privação também me faz sofrer, ou seja... Não há solução, solucionado está. Pelo menos quem se entrega  tem a possibilidade de sofrer mas ter ganho o bônus da situação, quem se priva ganha o ônus de sofrer sem recompensas (me dei mal).
 
Hoje ao ler a Coluna do Meio da TPM deste mês, que a propósito está muito boa, tive essa sensação de ser normal... Porque afinal o medo é um sentimento comum e a maioria de nós tem medo diante do que não controla, e o medo se transforma nesse freio que usamos quando começamos a perder o controle.
 
Você tem medo de quê? Eu tenho medo da morte, não da minha, mas das pessoas que eu amo. Acho que é por isso que tenho medo de perder, porque deve ser parecido com a dor por morte, com uma "pequena" diferença: quem está vivo deixou de fazer parte da sua vida por opção dele(a) ou sua, a morte é sempre uma surpresa até mesmo quando é esperada.
 
Eu não quero mais temer... ;)

 

3 comentários:

  1. Lindo texto, como de costume. =)

    Te darei uma samambaia de presente, caso você continue nessa de controlar a vida. São bem previsíveis ;)

    ResponderExcluir
  2. Descobri que não sou o único que teme mais a morte alheia que a própria. Bom saber que não estou sozinho :)

    ResponderExcluir