Free counter and web stats

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Conflitos

As grandes empresas de hoje fornecem vários mecanismos para que as pessoas manifestem ou expressem situações de assédio moral/sexual  ou preconceitos de todos os tipos. O problema é que como as leis, funcionam em alguns lugares melhor do que em outros dado que existe uma diferença cultural de lugar para lugar.
Moro em uma cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro, no Norte Fluminense. A história da cidade é baseada no ciclo do açúcar, teve seu auge com abundância de dinheiro, concentrada com poucas familias e entrou em decadência, deixando muitos sobrenomes nas colunas de jornais e pouco dinheiro na conta bancária. A cidade ficou esquecida durante alguns anos, até descobrirem Petróleo nas águas da região, recebemos um valor significante de royalties gerando uma renda per capita de 32 mil reais. Pois é, mas se você vier conhecer a cidade onde moro, verá Dubai mas sem as belezas naturais e sem os prédios magníficos. O dinheiro não é investido na cidade e eu não vejo os outros 28 mil da minha renda per capita!
A cultura local é impregnada pelo paternalismo, não estou dizendo aqui que o Brasil não seja assim, mas que por essas bandas é bem acentuado. Se é bom ou ruim, não sei. É bom para alguns e é ruim para outros, no sentido que depende de quem você conhece e como você se relaciona.
Mas o ponto a que quero chegar é que em alguns lugares a cultura de algumas práticas é tão arraigada que mesmo as grandes coorporações se estabelecem, porém não conseguem penetrar ou mesmo adaptar mecanismos que evitem as práticas corriqueiras.
Você precisa jogar o jogo, seja ele qual for, para sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário