Free counter and web stats

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Yin Yang e etc

Por algum motivo, especial (ou não), ando pensando muito no Yin-Yang. Todos conhecem, nem todos sabem bem explicá-lo e alguns poucos apreciam. O fato é que resumidamente, representa a dualidade, duas forças complementares que estão em tudo que existe gerando um equilíbrio dinâmico, são elas o Yin (princípio ativo, diurno) e o Yang (principio passivo, noturno). Repare que não estamos falando de maniqueísmo, aquele dualismo que divide o mundo em coisas boas ou coisas más, e sim de dualidades complementares, exatamente o oposto no maniqueísmo. Equilíbrio é algo que todos podemos alcançar, certo? Não sei... As vezes penso que Deus está rindo da gente lá em cima!

Não sei você, mas eu bato altos papos com o cara lá de cima! Conversamos o dia inteiro, divido meus anseios, reclamo do que considero triste e sarcástico da parte Dele, algumas vezes Ele manda sinais significativos, outras Ele resolve a situação para mim, mas no geral, nós conversamos e Ele me ajuda a achar o tal do equilíbrio. 

Fato é que em alguns momentos na vida a gente se "desconecta" do universo e isso causa uns danos estranhos ao nosso ser, mas quando nos "reconectamos" as coisas voltam a ter sentido e é ai que achamos esse tal de equilíbrio.

Mas sabe aquelas coisas que acontecem e nós culpamos o tal do Murphy ("Se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo a causar o maior estrago possível".)? Pois é, eu sempre penso que é Deus se divertindo com a nossa cara! E isso não é blasfêmia, se você já leu o antigo testamento, sabe do que eu estou falando. Deus também tem seu lado Yang, porque se não fosse assim Ele não seria o equilíbrio que há em nós. Mas deixando a quase blasfêmia de lado, voltando as conversas com o ser supremo. De fato algumas situações nos fazem praguejar, resmungar e duvidar da existência divina, mas logo depois percebemos que realmente Deus é justo, ele não nos fornece o que queremos e sim o que é melhor para nós. Nem sempre percebemos isso, somos cheios de defeitos e mimos, mas quando olhamos com atenção, percebemos que foi o melhor que poderia acontecer.

Os problemas e situações se apresentam na nossa vida e são oportunidades para nos conhecermos melhor, nos superarmos e isso gera um crescimento emocional/espiritual que não é a toa que muitos dizem que aprendemos com o sofrimento.

Tem uma outra coisa que aparece nessas situações críticas: pessoas. Pessoas anjos sabe? Aquelas pessoas que te dizem algo simples e inesperado, mas que toca seu coração e alivia sua alma. Chamo de anjos porque acredito que é o Universo respondendo minhas perguntas, é Deus nos enviando anjos sem asas.
"A vida, essa sim, uma caixinha de surpresas!" (JB)


Para pensar:
"Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota." - Provérbio Japonês
"Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier." - Provérbio Chinês
"Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado." - Provérbio Árabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário