Free counter and web stats

sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Meu problema não é pensar demais. Meu problema é querer entender."

Acontece que nem tudo tem explicação, ou se tem, nem sempre a explicação está a nosso alcance. Talvez a melhor opção seja aceitar as pessoas como elas são, com suas virtudes e equívocos, e todos sabemos como é difícil agir assim.

Depois de muito tempo com alguém acho que é uma tendência natural pensar que não encontraremos outra pessoa para compartilhar a vida. É possível inclusive que muitos de nós estejamos convictos que o melhor é não encontrar alguém que nos suscite a vontade para tal. Assim que divorciamos, pensei ser uma espécie de anomalia social, mas aparentemente ser divorciado é comum, o que facilita a própria aceitação da atual situação de estado civil.

"Podemos fugir do mundo, mas não podemos fugir de nós mesmos. Para escrever nossa história precisamos conhecer nosso próprio ser. Muitos levam para seus túmulos seus problemas e conflitos porque não sabem entrar dentro de si mesmos com serenidade e reescrever a sua história." (Augusto Cury)

E relacionamentos longos fazem com que a personalidade de um se funda com a do outro, e daí quando há a separação um sentimento de redescoberta nos nutre a alma, e para nos (re)conhecermos é claro que temos de "tocar as feridas", "futucar o lixo", "adentrar o porão da memória", enfim perceber nossas muitas falhas.

Ninguém me disse que seria fácil passar por isso, perdi alguns amigos, ganhei outros, deixei para trás uma parte de mim para abrir espaço para um novo "eu", talvez mais tranquilo, mais aceitável, menos sistemático. As mudanças se fazem necessárias, e mudança é sempre assim algumas coisas vão ficando pelo caminho.

Posso dizer que de tudo aprendo um pouco mais, conheço novas pessoas com idades diferentes e vivências bem inusitadas, e me encanto por um sorriso, um olhar, um abraço. Estou aprendendo a deixar as "reticências" de lado e pontuar a vida, perguntar mesmo quando não quero ouvir a resposta, exclamar diante das belezas e pôr o ponto final quando o mesmo se fizer necessário. Reticências é uma forma de deixar em aberto uma resposta, um jeito de não tomar a decisão e deixar que a vida se apresente com as situações. Como diz a música "nossas escolhas vão dizer pra onde iremos", e fazer escolhas mesmo nos exigindo muita responsabilidade nos oferece uma dádiva: poder escolher os caminhos que queremos trilhar.

Para ler ouvindo: http://www.youtube.com/watch?v=TJ6NtCaXCxs

Um comentário: