Free counter and web stats

sábado, 30 de abril de 2011

O bom senso nosso de cada dia

"Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade[1], e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes à determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas. Pode, assim, ser definido como a forma de "filosofar" espontânea do homem comum, também chamada de "filosofia de vida", que supõe certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.

O bom senso é por vezes confundido com a ideia de senso comum, sendo no entanto muitas vezes o seu oposto. Ao passo que o senso comum pode refletir muitas vezes uma opinião por vezes errônea e preconceituosa sobre determinado objeto, o bom senso é ligado à ideia de sensatez, sendo uma capacidade intuitiva de distinguir a melhor conduta em situações específicas que, muitas vezes, são difíceis de serem analisadas mais longamente. Para Aristóteles, o bom senso é "elemento central da conduta ética uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta, o que é em termos mais simples, nada mais que bom senso." " Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_senso

Como diz a Paloma (http://planctonz.wordpress.com/) a Wikipédia não é a melhor das fontes, porém a definição de bom senso é muito boa.

Existem pessoas que não conhecem a razoabilidade, fato. Mas cabe a nós conversarmos e explicar o que é o bom senso? Acredito que não. A vida se encarrega de ensinar os mais dolorosos aprendizados. Não sou dona da verdade e não me pretendo assim, por isso te desejo uma boa ida e que a vida não seja tão dura com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário